
Nome: Tiago Filipe Sousa Nóbrega Rodrigues
Nacionalidade: Portugal
Nascimento: 1992-01-29 (21 anos)
Naturalidade: Lordelo, Vila Real - Portugal
Posição: Médio
Altura: 177 cm
Peso: 69 kg
Agente: António Teixeira da Silva
Histórico
2012/13 V. Guimarães e V. Guimarães(B)
2011/12 Amarante e V. Guimarães
2010/11 V. Guimarães (Jun.A S19)
2009/10 V. Guimarães (Jun.A S19)
2008/09 V. Guimarães (Jun.B S17)
2007/08 Sporting (Jun.B S17)
2006/07 Diogo Cão (Jun.C S15)
2005/06 Diogo Cão (Jun.C S15)
2004/05 Diogo Cão (Fut.7 Jun.D S13)
2003/04 Diogo Cão (Fut.7 Jun.D S13)
2002/03 Diogo Cão (Fut.7 Jun.E S11)
2001/02 Diogo Cão (Fut.7 Jun.E S11)
A exibição de Tiago Rodrigues no desafio com a Académica, no qual apontou um golo e deu outro a marcar a Soudani, deixou muito bem impressionado o responsável de um clube italiano que assistiu no Estádio D. Afonso Henriques à partida com os estudantes.
O nome do médio não constava da lista de jogadores que o transalpino trazia referenciados, só que os planos alteraram-se rapidamente não só pelo golo que marcou, logo aos quatro minutos, mas também pela forma como o jovem preencheu o meio-campo dos vimaranenses, acabando por ser a figura principal do jogo.
Tiago Rodrigues chegou esta temporada à Liga e soma apenas 11 jogos, mas quem não estiver na posse destes registos fica com a sensação de que o jovem tem muitos mais anos de experiência em alta competição. Na última jornada, foi determinante no triunfo vimaranense frente à Académica, marcando um golo e oferecendo outro a Soudani. Tanto talento merece atenções especiais, porque, em Guimarães, está definitivamente a nascer um Pirlo.
A temporada tem sido muito útil para promover e revelar algumas das preciosidades que frequentaram as escolas do Vitória. Tiago Rodrigues, tal como Ricardo e Josué, por exemplo, passaram pela Academia do Sporting, mas os responsáveis leoninos entenderam apostar noutros jogadores e eles acabaram por vingar em Guimarães.
Impressionante a capacidade revelada por Tiago Rodrigues na forma como se adapta a diferentes posições a meio-campo, seja em funções mais defensivas ou a colaborar nas missões ofensivas, fazendo lembrar Andrea Pirlo, estrela italiana que brilhou no AC Milan e continua a deslumbrar na Juventus, apesar dos seus 33 anos.
A leitura rápida sobre aquilo que se desenha no terreno de jogo, facilita-lhe o trabalho e permite-lhe passes bastante precisos, além do remate potente e colocado, qualidades que lhe conferem confiança para arriscar no tiro ao alvo, seja em lances de bola corrida ou na marcação de livres e grandes penalidades.
Na mira dos grandes
Com mais um ano de contrato com o Vitória, Tiago Rodrigues já foi sondado sobre a possibilidade de prolongar o vínculo com o emblema minhoto, mas o assunto está, aparentemente, congelado e entregue a António Teixeira, agente do jovem internacional em vários escalões.
Com 21 anos completados em janeiro, Tiago Rodrigues tem sido a força motriz do meio-campo vitoriano. O médio nascido em Vila Real começou a época na equipa B mas rapidamente saltou para a principal e hoje é o mais emblemático dos jovens vitorianos, estando sob o foco dos olheiros.
Nuno Barbosa, o treinador que o lançou no Diogo Cão, clube onde também despontou Simão Sabrosa, não tem muitas dúvidas quanto ao futuro do antigo pupilo: “Neste momento está a afirmar-se na equipa principal do V. Guimarães e fica cada vez mais perto de ter uma oportunidade num dos chamados grandes do nosso futebol.”
Nuno Barbosa, de 32 anos, esteve esta época a trabalhar no Freamunde e costuma falar frequentemente com a jovem estrela da equipa vimaranense. “O Tiago está confiante e tranquilo”, revela. “É com muito orgulho que verifico que se está a afirmar numa das melhores equipas da Liga portuguesa com toda a naturalidade”, acrescenta quem conheceu o médio quando este tinha apenas 9 anos. “Treinei-o nas escolinhas do Diogo Cão e rapidamente percebi que estava perante um jogador muito adulto para a idade e cujo único problema era o de ter de cumprir as etapas normais de evolução de um jogador”, conta ainda o primeiro treinador de Tiago Rodrigues.
“O Tiago é um miúdo que adora jogar futebol e isso também o tem ajudado muito”, destaca Nuno Barbosa. “É um jogador que passa bem, que remata tanto com o pé esquerdo como com o direito e que também sabe defender, como tem sido provado neste seu percurso na equipa principal do Vitória”, destaca.
“Pode fazer as três posições do meio-campo mas é na 8 que as suas qualidades mais se evidenciam, sobretudo nas transições”, concluiu o primeiro mestre do centro-campista dos “conquistadores”.
Fontes: Record + A Bola + zerozero.pt
0 comentários :
Enviar um comentário